
Machine Learning: o que é, para que serve e como funciona 2025
Machine learning é uma subárea da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam com dados e tomem decisões a partir de dados sem precisar de instruções detalhadas.
O boom da inteligência artificial chegou nas ferramentas de análise e visualização de dados há algum tempo, mas como que as últimas novidades nesse campo trouxeram benefícios para o Tableau?
Neste artigo, vamos ver como a IA está sendo aplicada no Tableau para potencializar a exploração de dados.
Aliás, se você gosta de assuntos como esse, assine a nossa newsletter quinzenal. Lá falamos sobre como tirar proveito dos dados para fornecer valor para o seu negócio e damos dicas de uso de ferramentas de análise de dados.
Nos últimos anos, o Tableau tem se destacado por seu foco constante na experiência dos usuários através da integração de diferentes tecnologias em suas funcionalidades.
Esse investimento tecnológico tem resultado em avanços significativos que não apenas tornam a análise de dados mais eficiente, mas também mais acessível, porque diferentes tipos de usuários conseguem fazer uso da ferramenta, independentemente do seu nível de expertise em análise de dados.
Ou seja, não importa o nível de conhecimento da sua equipe, ela pode se beneficiar dos insights gerados pela ferramenta. E um dos grandes responsáveis por essa democratização na hora de analisar dados é a inteligência artificial e o papel que ela representa.
A inteligência artificial tem o papel de impulsionar a performance e a confiabilidade dos insights extraídos. As ferramentas de análise de dados que utilizam inteligência artificial fornecem resultados mais precisos e velozes. Isso faz com que empresas como a sua consigam tomar decisões estratégicas mais rapidamente.
Um exemplo do uso da IA nas ferramentas de dados é na análise preditiva.
A análise preditiva permite que as empresas antecipem tendências emergentes, identifiquem oportunidades de melhoria e adotem medidas preventivas. Isso se torna possível graças aos algoritmos de aprendizado de máquina, que identificam padrões muitas vezes ocultos para mentes humanas.
Essa capacidade de “prever o futuro” abre caminho para o crescimento e fortalece a posição das organizações em um ambiente em constante mudança.
A inteligência artificial revolucionou o Tableau de diversas formas, como na capacidade de prever tendências com precisão, identificar padrões complexos e automatizar tarefas rotineiras.
A empresa implementou linguagem natural em seus produtos, mostrando que está atenta às últimas tendências do mercado.
As novas funcionalidades da ferramenta, como “Explique os Dados” e “História com Dados”, combinam modelos estatísticos avançados e processamento de linguagem natural para explicar, facilitar e agilizar a análise dos dados escolhidos.
Esses recursos, impulsionados pela inteligência artificial, oferecem a analistas de negócios e usuários comerciais novas perspectivas de seus dados que talvez eles jamais enxergassem sozinhos.
Este vídeo mostra um teaser da funcionalidade “Explique os Dados”!
Essa evolução da inteligência artificial está redefinindo a forma como que as organizações enxergam a análise de dados e abrindo espaço para que novas áreas também aproveitem o poder dos dados.
A facilidade em analisar os dados com a ajuda do processamento da linguagem natural é um benefício que, ainda que não tivéssemos explicado anteriormente, seria algo que muitas pessoas poderiam imaginar. Porém, a inteligência artificial tem muitas aplicações não-óbvias nas ferramentas de análise de dados, como a automação de tarefas.
A automação de tarefas é um dos principais benefícios não-óbvios da aplicação da IA no Tableau. Através da automação, você consegue fazer com que tarefas repetitivas como a limpeza e a transformação dos dados se torne algo rápido e automático. Dessa forma, você pode focar em tarefas mais complexas e que requerem sua atenção.
Outro benefício é a combinação da capacidade analítica da IA com a facilidade de visualização do Tableau. Essa dupla poderosa resulta em insights mais profundos e precisos, pois a IA pode identificar correlações, tendências e anomalias que podem passar despercebidas pelos olhos humanos, enquanto o Tableau transforma os dados em visualizações claras e intuitivas.
Ao tornar a análise de dados mais acessível e intuitiva com a IA, o Tableau permite que profissionais de diversas áreas, mesmo aqueles sem formação técnica, possam explorar e extrair insights valiosos de seus dados. Isso amplia o alcance da análise de dados e permite que organizações de todos os tamanhos possam obter insights mais precisos.
Esses benefícios são só alguns exemplos de como o Tableau vem apostando na IA para turbinar seu poder, mas não param por aí. Personalização da experiência do usuário e recomendações com base nos dados analisado também são impulsionados pela IA.
Nos próximos meses, vamos abordar com maior profundidade o tema da IA no Tableau e nas outras ferramentas de análise de dados. Por isso, se inscreva na nossa newsletter abaixo para não perder os novos artigos!
Compartilhe o post
Machine learning é uma subárea da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam com dados e tomem decisões a partir de dados sem precisar de instruções detalhadas.
As tendências de inteligência artificial em 2025 estão moldando o futuro dos negócios. Com avanços como IA multimodal, democratização das plataformas, agentes autônomos e personalização em tempo real, a tecnologia deixa de ser promessa e se torna prática estratégica.
A análise de dados beneficia o setor de saúde. As seguradoras de saúde conseguem usar a análise de dados para detectar e prever NIPs, melhorar a qualidade dos atendimentos, identificar e prever fraudes, além de gerenciar e alocar melhor seus recursos.
© QSOFT, 2024
Sobre Nós
Propósito
Carreira
Serviço
Business Intelligence
Cloud Computing
Data & Analytics
Governança de Dados
Inteligência Artificial
IT Service Management
Sistemas de Informação
Transformação Digital
Web Analytics
Treinamentos
Cases
Insights