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Se antes a análise de dados era algo destinado apenas a cargos tecnológicos, isso mudou com a necessidade de acompanhar dados e métricas constantemente. Neste artigo, vamos ver o que é self-service BI, seus benefícios e a diferença dele e do BI tradicional

Conteúdo

O que é Self-Service BI?

Para entendermos melhor o que é self-service BI, vamos usar uma analogia.

 

Em um restaurante, o garçom faz o pedido e serve o prato, agindo como intermediário entre a cozinha e o cliente. No entanto, em restaurantes “self-service”, não há garçom. O próprio cliente monta seu prato e paga pelo prato que montou.

 

Da mesma forma, com o Self-Service BI – também conhecido como autoatendimento em BI -, o departamento de TI deixa de ser um intermediário entre os dados e o usuário final, e este passa a servir a si próprio.

 

Ou seja, com o Self-Service BI, profissionais que não são da área tech podem acessar e analisar dados, criar relatórios e gerar insights sem precisar do setor de tecnologia da empresa.

 

Isso significa total independência do setor de tecnologia?

 

Não. É como no exemplo do restaurante. O cliente ainda vai precisar de um cozinheiro para fazer a comida.

 

Da mesma forma, o departamento de TI continua a ser responsável pelas fases iniciais do processo e por disponibilizar os dados correspondentes a cada setor para manter uma governança de dados eficaz.

Qual é a diferença entre o BI Tradicional e o Self-Service BI?

BI Tradicional

Self-Service BI

São necessários ambientes complexos e envolvimento constante de especialistas.

As ferramentas são mais amigáveis e prontas para uso e os usuários não dependem do TI para usá-las.

A análise de dados e a geração de relatórios são limitadas ao pessoal de TI, o que faz com que relatórios possam levar semanas ou meses.

Os usuários podem realizar análises de dados e gerar relatórios em tempo real, melhorando a capacidade de resposta.

Na manipulação de dados, é necessário que os dados sejam estruturados antes do uso.

É possível lidar com diversos formatos de dados provenientes de múltiplas fontes.

Foca em dados históricos, com capacidades limitadas de relatórios sob demanda.

Inclui relatórios preditivos e prescritivos, com extensas funcionalidades sob demanda.

Envolve a equipe de TI para garantir a limpeza, armazenamento e segurança dos dados.

Requer políticas flexíveis de governança de dados para apoiar análises conduzidas por usuários, mantendo a segurança.

Quais são os benefícios do Self-Service BI?

O principal benefício é a aceleração da tomada de decisões em toda a organização, graças à redução da dependência do setor de tecnologia.

 

Vejamos outros benefícios:

Facilidade de Acesso

Colaboradores com diversos níveis de conhecimento técnico podem acessar e analisar facilmente os dados necessários, o que pode levar a inovações e melhorias em diferentes departamentos da organização. 

Aprendizagem rápida

Por ser voltado ao usuário com pouco conhecimento técnico, as ferramentas de Self-Service BI tendem a ser intuitivas e amigáveis, o que agiliza o aprendizado e aumenta a adoção delas na empresa.

Redução de gargalo

Ao reduzir tarefas rotineiras do departamento de TI, é possível que os profissionais de tecnologia foquem em tarefas mais estratégicas para o negócio.

Quer saber mais?

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