Análise de dados: o que é, tipos, como funciona e benefícios
A análise de dados é o processo de olhar para dados do passado para entender o presente e, com isso, tomar decisões mais informadas.
No artigo anterior, vimos como o Business Intelligence (em português, inteligência de negócios), pode impactar diretamente no aumento do ROI. Como qualquer outra decisão de negócio, é fundamental seguir estratégias bem planejadas para ter resultados concretos. Neste guia, compartilhamos um passo a passo para otimizar o ROI do seu projeto com a ajuda da inteligência de negócios.
Definir objetivos claros nem sempre é fácil, não é mesmo? Para fazer isso de forma eficaz, pode usar diferentes abordagens, como a metodologia OKRs (Objectives and Key Results) ou da metodologia SMART.
Se for usar OKRs, você tem que estabelecer objetivos que sua equipe deve alcançar com a implementação do projeto e esses objetivos serão medidos através dos Key Results (Resultados-chaves).
Vejamos como isso funciona na prática.
Por exemplo, se o seu objetivo for “Otimizar o ROI do seu projeto de Marketing”, o seu resultado-chave pode ser “Reduzir custo de aquisição de clientes em 20%”. Ao estabelecer uma meta numérica e mensurável, você consegue entender melhor o que deve fazer para chegar no seu objetivo.
Da mesma forma, a metodologia SMART também serve para estabelecer objetivos ou metas mensuráveis. Essas metas seriam Specific (específicas), Measurable (mensuráveis), Achievable (alcançáveis), Relevant (relevante) e Time-bound (temporais).
Utilizando o mesmo exemplo acima, de “Otimizar o ROI do seu projeto de Marketing”, ao aplicar a metodologia SMART, a sua meta viraria “Otimizar o ROI através da redução de custo de aquisição de clientes em 20% em seis meses”.
Ambas as abordagens ajudam a estabelecer um objetivo claro e mensurável, o que vai te ajudar a entender como que o Business Intelligence pode prover valor para a sua companhia e vai permitir que você crie um roadmap para atingir esses objetivos.
O roadmap serve como um mapa estratégico que vai te guiar a atingir os objetivos que você definiu na etapa anterior. Ele é dividido por fases e, no final de cada uma delas, a sua equipe vai gerar um entregável. Há diversos tipos de roadmap, mas todos eles são mensuráveis e flexíveis, permitindo o eventual ajuste de rota caso as etapas não saiam como o esperado.
Para construir um roadmap, você vai precisasr colocar todas as tarefas que devem ser realizadas para atingir o objetivo, o prazo de conclusão das tarefas, as equipes que vão atuar em cada parte do projeto, a função de cada colaborador e os entregáveis esperados no final de cada etapa.
A flexibilidade do roadmap permite que ele seja complementado por outras metodologias, como o Scrum. Ainda que ele seja trabalhoso de ser feito, ele não requer um investimento tecnológico significativo. Ele pode ser feito no Excel, no ClickUp, no Miro, e em diversas outras ferramentas de planilhas ou gestão de projetos.
Se você quiser se aprofundar no assunto, a Zendesk tem uma matéria bem completa que aborda os diferentes tipos de roadmap.
Não é possível otimizar o ROI, reduzir os custos, entender processos da sua empresa ou atingir qualquer outro objetivo se não tiver dados confiáveis para guiar e apoiar suas decisões, pois os dados são tão relevantes quanto a qualidade que eles possuem. Se os dados estiverem sujos ou decentralizados, a análise que você fará sobre eles será inútil, pois não vai representar com veracidade o que de fato está acontecendo no seu negócio.
Para garantir a qualidade dos dados, é imprescindível avaliar o estado atual deles, para então criar diretrizes claras, pois é o que vai guiar quais dados devem ser coletados, como eles devem ser armazenados, e assim por diante, garantindo uma padronização e um parâmetro de qualidade.
A limpeza dos dados também é outro passo indispensável, pois vai remover dados duplicados, dados incorretos e vai garantir a integridade e a confiabilidade deles. Esse passo pode ser feito em diferentes softwares, desde o antigo e famoso Excel, até o mais moderno Tableau Prep. A ferramenta vai depender muito das necessidades do seu negócio e do volume de dados.
Uma vez que você definiu objetivos mensuráveis, criou um guia para atingi-los e entendeu o como avaliar seus dados e o que deve ser feito para garantir a qualidade deles, chegou a hora de escolher soluções que atendam às necessidades da sua empresa e que vão te ajudar a atingir seu objetivo de otimizar o ROI através do Business Intelligence.
A volumetria dos dados, o orçamento disponível, a curva de aprendizagem, os recursos de cada uma das ferramentas e o objetivo que você quer alcançar são fatores que vão determinar qual é a melhor ferramenta para a sua empresa.
Algumas das ferramentas que são frequentemente utilizadas nessa etapa são o Tableau, o Power BI e o YellowFin.
Usar as melhores ferramentas não é o suficiente para fazer um projeto de BI bem-sucedido. Mais importante que a ferramenta que você vai utilizar para concluir seu objetivo de otimizar o ROI, é capacitar a sua equipe, desenvolvendo nos colaboradores o pensamento analítico e ensinando-os a utilizar a ferramenta da sua escolha.
A capacitação da equipe nem sempre é viável, vai depender do tamanho do time ou das prioridades do negócio. Algumas alternativas à capacitação é a contratação de profissionais qualificados, a terceirização de profissionais experientes ou a contratação de uma empresa para realizar uma transformação digital no seu negócio.
Os projetos feitos devem ter flexibilidade para atingirem seus objetivos. O ambiente empresarial muda constantemente, por isso é importante você poder recalcular a rota quando necessário e utilizar metodologias e ferramentas que te dê flexibilidade. Ao monitorar os dados, você consegue reagir rapidamente, ajustando o plano de ação para responder à novas oportunidades ou para driblar e prever possíveis desafios.
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A análise de dados é o processo de olhar para dados do passado para entender o presente e, com isso, tomar decisões mais informadas.
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