Business Intelligence: o que é, como funciona e benefícios

Business Intelligence é o conjunto de práticas e ferramentas que usam dados empresariais para guiar a empresa a tomar melhores decisões através de processos como análise de dados, visualização de dados e modelagem de dados.

Dados já foram comparados com o novo petróleo do século. Porém, com um benefício adicional, pois diferente do petróleo, toda e qualquer empresa pode se beneficiar do Business Intelligence.

Ao adotar o Business Intelligence na sua empresa, os dados serão coletados, transformados e usados para prever tendências, otimizar processos e identificar oportunidades antes do seu concorrente em um mercado cada vez mais competitivo.

Neste artigo, vou guiá-lo passo a passo sobre o que é Business Intelligence, como funciona, os benefícios, uso em diferentes setores e principais tendências de Business Intelligence para 2025.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (inteligência de negócios, em português), ou BI, é o conjunto de práticas e ferramentas que utilizam dados empresariais para guiar empresas a tomar melhores decisões.

 

O Business Intelligence começou a ganhar destaque nos anos 60, quando as empresas começaram a perceber que tomariam decisões melhores ao estruturarem seus dados. No entanto, nessa época, o BI tinha outro nome: Sistema de Suporte à Decisão (DSS). Apenas nos anos 90 é que o termo Business Intelligence foi oficialmente utilizado por especialistas da área, conforme eles foram criando novas metodologias para extrair informações relevantes dos dados.

 

Hoje em dia, o BI é essencial para qualquer tipo de negócio. Se antes usar Business Intelligence era um diferencial competitivo, atualmente é um dos requisitos para manter a relevância no mercado a curto e longo prazo.

Como funciona o Business Intelligence?

Por ser um agrupamento de processos data-driven que direcionam a visão 360 da empresa, o Business Intelligence está em constante transformação e pode variar de empresa para empresa. No entanto, há alguns processos essenciais quando falamos em BI, como:

 

1. Coleta de Dados: Coleta de dados de várias fontes, como sistemas ERP, planilhas, CRM, bancos de dados e outras fontes externas.

 

2. Preparação de Dados: Organização e limpeza dos dados antes da análise. Por exemplo, se houver valores ausentes em uma planilha de vendas, esses dados precisam ser consertados.

 

3. Modelagem de Dados: Estruturação dos dados de forma lógica e organizada, criando relações entre diferentes variáveis para facilitar a análise.

 

4. Mineração de Dados: Uso de técnicas estatísticas e machine learning para explorar grandes volumes de dados.

 

5. Análise Descritiva: Análise de dados históricos para entender o que aconteceu. Essa análise ajuda a identificar “o que” aconteceu. Por exemplo, a análise de dados de vendas dos últimos seis meses pode revelar uma queda nas vendas de um produto específico, mas não explica o porquê.

 

6. Análise Estatística: Como a análise descritiva, também analisa dados passados, mas com o objetivo de entender como e por que certos eventos ocorreram.

 

7. Visualização de Dados: Comparação de KPIs atuais com dados passados para monitorar o desempenho em relação às metas estabelecidas.

 

8. Monitoramento de KPIs: Transformação das análises em gráficos e dashboards, para facilitar o entendimento do que os dados estão mostrando e ajudar gerentes e diretores na tomada de decisões.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

O Business Intelligence traz algo inestimável: informação. Com o BI, as empresas conseguem entender o que está acontecendo, porquê esta acontecendo e como. E, à partir disso, é possível prever o rumo das decisões, o que traz previsibilidade e orienta as estratégias.

 

Além disso, o BI também promove eficiência operacional. Ao estabelecer processos automatizados de coleta, tratamento e análise de dados, as empresas economizam tempo e dinheiro e trazem transparência nas operações internas por meio dos relatórios periódicos e com uma visualização intuitiva.

 

Por fim, investir em Business Intelligence também ajuda na mitigação de riscos. Analisando padrões históricos e projetando cenários futuros, as empresas estão mais preparadas para lidar com diferentes cenários e enfrentar desafios que, sem a implementação do BI, seriam inesperados.

BI tradicional vs BI moderno

O Business Intelligence tradicional se baseava em processos rígidos e ferramentas complexas que dificultavam o uso por qualquer pessoa que não fosse da área de tecnologia. Além disso, por mais que as empresas coletassem dados de diferentes fontes, a conexão e preparação de dados eram feitas manualmente, e isso fazia com que o processo se tornasse suscetível a erros humanos e levasse a análises pouco confiáveis.

 

Por outro lado, o BI moderno evoluiu para atender justamente às demandas dinâmicas do mercado. O Business Intelligence atual pode usar diversas tecnologias, dentre elas inteligência artificial e machine learning, para oferecer análises em tempo real, o que diminui as chances de erros humanos. As tecnologias complicadas também foram substituídas por tecnologias mais intuitivas, cujo acesso não depende de conhecimento técnico avançado. Todas essas mudanças aumentaram a flexibilidade do processo e permitiram que o Business Intelligence fosse implementado em diversos setores empresariais e departamentos.

 

A integração com outras plataformas também foi importante para o Business Intelligence tradicional, pois agora é possível conectar diversas aplicações empresariais com as ferramentas utilizadas, o que otimiza o fluxo de informações dentro da organização e automatiza grande parte do processo.

 

Essas novas mudanças foram essenciais para que as empresas percebessem cada vez mais o seu valor, levando o Business Intelligence a alcançar mais de 15 bilhões de dólares de investimento no mundo todo.

Business Intelligence em Diferentes Setores

O Business Intelligence (BI), sendo um conjunto de metodologias e ferramentas, oferece a flexibilidade de ser adaptado a diferentes contextos e implementado de maneiras variadas, dependendo das necessidades, dos departamentos e dos setores.

 

No setor da aviação, por exemplo, a empresa nacional Azul Linhas Aéreas precisava de uma solução ágil que produzisse resultados imediatos. Por meio do Business Intelligence e da implementação do Tableau, a empresa conseguiu implementar melhorias em quatro departamentos distintos ao analisar dados em tempo real, o que resultou em maior eficiência no consumo de combustível e na alocação de recursos.

 

Já no setor de bebidas, a maior empresa do mundo nesse segmento enfrentava problemas relacionados a rupturas de estoque nos pontos de venda espalhados por todo o Brasil, o que resultava em perdas financeiras significativas. Para resolver esse problema, foi desenvolvida uma plataforma que utiliza modelos preditivos, análise de dados em tempo real e IA para monitorar e prever a demanda, o que, além de corrigir o problema, gerou maior economia e aumentou a eficiência operacional.

 

Diversos outros setores, como saúde, varejo e automobilístico, também se beneficiam do investimento em Business Intelligence. As possibilidades que o BI oferece são amplas e continuam a crescer à medida que novas tecnologias surgem.

5 Tendências para Business Intelligence em 2025

As tendências para o futuro do Business Intelligence estão atreladas às inovações tecnológicas, às necessidades do mercado e às novas regulamentações, como o uso de IA generativa, proteção de dados, migração para a nuvem, análise integrada e Self-Service BI.

IA Generativa

A IA generativa surgiu como uma surpresa, visto que as tendências apontavam para o caminho do metaverso. Inicialmente, quando a IA generativa ganhou a atenção do mercado em 2023, seu uso era restrito a áreas criativas e artísticas, como a criação de imagens e a redação de textos.

 

No entanto, ao longo de 2023 e em 2024, a IA generativa tem sido cada vez mais aplicada a uma variedade de funções adicionais nos negócios, incluindo no Business Intelligence, com apoio à análise preditiva, detecção de anomalias e uso da linguagem natural para explicar grandes conjuntos de dados.

Proteção de Dados

A principal tendência de 2025 é a proteção de dados, de acordo com a empresa alemã BARC. Isso não é surpresa, visto que, apenas em 2024, a violação de dados representou uma perda de US$ 4,88 milhões, aproximadamente R$ 28 milhões, na cotação atual de fevereiro de 2025.

 

Essa tendência é especialmente relevante para países da América do Norte e da América do Sul, além dos setores público, de educação, saúde e serviços. Já no mercado de BI, a proteção de dados é abordada principalmente dentro das ferramentas utilizadas, como o Tableau, que oferece criptografia SSL/TLS para dados em trânsito e mecanismos de segurança para cada software específico, além de passar por uma auditoria anual de proteção de dados.

Nuvem

A migração para a nuvem já vem acontecendo nas empresas há cerca de quinze anos, com o aumento das startups SaaS. No entanto, nos últimos anos, esse número cresceu, à medida que empresas e fornecedores também criaram soluções na nuvem, como o Tableau, com a criação do Tableau Cloud.

 

A Gartner prevê que o gasto global em nuvem totalizará US$ 723,4 bilhões em 2025, aproximadamente R$ 4,15 trilhões na cotação atual de fevereiro de 2025, mostrando um aumento de mais de 20% em relação a 2024.

 

A predileção pela nuvem é refletida nas companhias de business intelligence, que vêm trabalhando na criação de soluções na nuvem e no desenvolvimento de recursos, como o Tableau Cloud e o Tableau Pulse, uma ferramenta exclusiva da nuvem com análises incorporadas.

 

No entanto, um desafio que desacelera a adoção das empresas continua sendo a complexidade da migração, o que pode ser auxiliado por uma consultoria com ampla experiência em migração para a nuvem.

Análises Incorporadas

A mesma pesquisa citada anteriormente mostrou que 30% das empresas já estão utilizando análises incorporadas em Business Intelligence em seus fluxos de trabalho, sem precisar de auxílio de TI. Outros 16% planejam adotá-la ao longo do ano.


Para 2025, o BI incorporado irá atuar principalmente na automação dos processos de tomada de decisão, tendo como desafio principal o equilíbrio entre automação e supervisão humana.

Self-Service BI

As empresas estão adotando a solução de Self-Service BI com mais frequência, em resposta à alta demanda por agilizar o processo de tomada de decisão baseado em dados e democratizar o acesso aos dados para toda a organização.


Essa tendência está projetada para crescer ainda mais nos próximos anos, e é esperado que o market size cresça para US$ 27,32 bilhões em 2032, o que equivale a aproximadamente R$ 156 bilhões na cotação de fevereiro de 2025.

Quer ter resultado em 2025 com o BI?

Esperamos que este artigo tenha mostrado a você o valor que o Business Intelligence pode trazer para a sua empresa.


Se você tem planos de expandir sua empresa em 2025 e deseja um parceiro que ajude a identificar as melhores soluções e mostre o caminho até elas, conte conosco, assim como a Azul Linhas Aéreas e mais de 500 outras companhias contaram.

Conteúdo

Compartilhe o post

As tendências de inteligência artificial em 2025 estão moldando o futuro dos negócios. Com avanços como IA multimodal, democratização das plataformas, agentes autônomos e personalização em tempo real, a tecnologia deixa de ser promessa e se torna prática estratégica. Neste artigo, exploramos como as inovações em IA estão criando novas possibilidades para empresas de todos os portes.

Tendências da IA em 2025

As tendências de inteligência artificial em 2025 estão moldando o futuro dos negócios. Com avanços como IA multimodal, democratização das plataformas, agentes autônomos e personalização em tempo real, a tecnologia deixa de ser promessa e se torna prática estratégica.

Leia mais »
Imagem preta e com opacidade alta com notebook exibindo dashboards e gráficos de dados. Em destaque, o texto "Saúde: Análise de Dados", representando o uso de Business Intelligence e análise de dados no setor da saúde.

Análise de Dados na Saúde

A análise de dados beneficia o setor de saúde. As seguradoras de saúde conseguem usar a análise de dados para detectar e prever NIPs, melhorar a qualidade dos atendimentos, identificar e prever fraudes, além de gerenciar e alocar melhor seus recursos.

Leia mais »