Tableau: o que é, para que serve e produtos (2024)

Compartilhe o post

Você já deve ter percebido que encontrar conteúdo sobre o Tableau não é tão fácil, não é mesmo? Por isso, decidimos elaborar este artigo para explicar tudo sobre o que é o Tableau, para que serve, os produtos relacionados e mais!

Conteúdo

O que é Tableau?

O Tableau é um conjunto de ferramentas de autoatendimento (também conhecido como self-service BI) de análise e visualização de dados, sendo a mais famosa delas o software Tableau Desktop. A empresa, lançada em 2003, tem como objetivo descomplicar e democratizar a análise de dados e foi adquirida pela gigante Salesforce em 2019.

 

Por ser uma plataforma de autoatendimento, não é necessário ajuda do departamento de tecnologia ou de conhecimento de linguagens de consulta de bancos de dados, como o SQL, para analisar e extrair insights dos dados, o que facilita seu uso em departamentos como o de Produto e Marketing.

 

A interface e funcionalidades do Tableau auxiliam na independência de setores da empresa, visto que é um software fácil para iniciantes. Para você ter uma ideia da simplicidade da ferramenta, saiba que o principal mecanismo de ação da ferramenta para criar elementos visuais são ações de arrastar e soltar, como aquelas usadas no Canva ou no Wix. Essa familiaridade que faz com que o aprendizado da ferramenta seja rápido e intuitivo é chamada de VizQ, uma tecnologia criada na Universidade de Stanford. Mas não se preocupe! Você não precisa saber VizQ para ter o máximo proveito da ferramenta.

Quais são os produtos do Tableau?

O Tableau oferece diversos produtos em seu portfólio, cada um com propósitos e públicos diferentes.

 

Por exemplo, um profissional de dados precisa da capacidade de transformar e limpar os dados, enquanto um profissional de negócios busca explorar os dados de forma flexível, sem a necessidade de lidar com a transformação dos dados.

 

Não tem o porquê um profissional de negócios ter o produto que faz a parte de transformação de dados, se tudo o que ele precisa é analisar os dados, por exemplo. Por isso, ele iria adquirir a licença que tivesse produtos relevantes para a análise de dados.

 

Por isso, não é possível adquirir produtos isolados na Tableau. Em vez disso, é necessário escolher uma licença com base nas necessidades específicas. Vamos explorar as licenças no próximo tópico!

Tableau Desktop

O Tableau Desktop é uma ferramenta potente de análise de dados e permite a criação de diversos tipos de gráficos, mapas, dashboards e muito mais. Os relatórios e workbooks gerados podem ser compartilhados localmente ou na nuvem, além de também poderem ser publicados na comunidade Tableau. Com ele, é possível conectar, visualizar, exportar e compartilhar dados em tempo real.

Tableau Prep

O Tableau Prep é a solução da Tableau voltada à preparação, modelagem e limpeza de dados antes de analisá-los no Tableau Desktop. O Tableau Prep vem incluso na licença do Tableau Creator.

Tableau Cloud

O Tableau Cloud, substituto do Tableau Online, é hospedado na nuvem e permite a publicação e compartilhamento de dashboards. Através dele, você tem acesso ao Tableau Pulse.

Tableau Pulse

Exclusivo para o Tableau Cloud, o Tableau Pulse é utilizado para receber atualizações personalizadas sobre as métricas que o usuário acompanha. Ele utiliza inteligência artificial baseada em linguagem natural, assim como o ChatGPT, para funcionar.

Tipos de Licenças do Tableau

O Tableau oferece três tipos de licenças: Creator, Explorer e Viewer.

 

Cada uma oferece diferentes produtos, e o pagamento é feito por usuário. Por exemplo, se 10 pessoas da sua empresa irão utilizar a ferramenta, você pagará 10 licenças. É possível combinar diferentes tipos de licença, como adquirir 1 licença Creator, 7 licenças Explorer e 2 licenças Viewer.

 

Os valores das licenças variam pois estão sujeitos à flutuação cambial do dólar, à quantidade de licenças adquiridas, ao tipo de licenciamento e aos plugins adicionais que podem ser incluídos. Por isso, o preço só é disponível sob consulta.

Tableau Creator

  • Destinado a usuários avançados, como analistas de dados. Permite o tratamento, exploração e análise de dados.
  • Inclui Tableau Desktop, Tableau Prep Builder, Tableau Pulse e uma licença Creator do Tableau Cloud.

Tableau Explorer

  • Licença intermediária que permite a edição de dashboards.
  • Inclui o Tableau Pulse e uma licença Explorer do Tableau Cloud.

Tableau Viewer

  • Licença básica que permite a interação e visualização de dashboards criados.
  • Inclui o Tableau Pulse e uma licença Viewer do Tableau Cloud.

Tem Tableau gratuito?

Período de teste

Você pode usar os produtos Tableau por duas semanas gratuitamente no período de teste. 

Tableau Estudante

A plataforma também oferece um ano de licença gratuita do Tableau Desktop e Tableau Prep para estudantes e professores de instituições credenciadas através do programa Tableau para Estudantes.

Tableau Public

O Tableau Public é a versão gratuita do Tableau Desktop. Nele, é possível conectar a fonte de dados, criar e editar dashboards e compartilhar as visualizações no próprio Tableau Public.   No entanto, a quantidade de conectores são limitadas – sendo principalmente arquivos de texto e Excel -, todos os relatórios criados são públicos e tem limite de um milhão de linhas de armazenamento de dados. Ele pode ser uma boa sugestão para você praticar, mas devido à questões de privacidade, segurança e performance, não seria o melhor caminho para utilizar em uma empresa. Neste caso, o melhor é licenciar a ferramenta para garantir a privacidade dos dados.

Quais carreiras posso seguir ao aprender Tableau?

A capacidade de analisar dados é uma habilidade útil em qualquer profissão, e as áreas de atuação para quem tem conhecimento em Tableau são amplas. Algumas das áreas mais comuns que usam Tableau são análise de dados, marketing e produto, mas além delas, você também pode trabalhar com finanças, ciência de dados e recursos humanos.

Análise de Dados

Na área de dados, conhecimento em Tableau é um requisito. O analista de dados vai passar boa parte do seu tempo explorando dados e entendendo o que eles estão indicando.

 

Encontrar padrões, identificar tendências e prever o futuro com base no que já aconteceu no passado são tarefas que precisam de uma ferramenta potente e que aguente muitos dados, ofereça pouca distração e que tenha funcionalidades que permitam comunicar as descobertas de uma forma que faça sentido e que facilite e guie a tomada de decisão.

 

Vamos ver um exemplo de como funcionaria na prática.

 

Um analista de dados em uma empresa de varejo pode usar o Tableau para analisar as vendas mensais, identificar padrões de consumo e informar as equipes de marketing e logística. Com essas informações em mãos, a empresa pode ajustar suas estratégias de marketing e estoque para maximizar os lucros durante os períodos de alta demanda.

 

A simplicidade que a ferramenta traz para explorar os dados e comunicar seus achados faz toda a diferença nos resultados da empresa. Por isso, o Tableau acaba sendo a primeira escolha tanto entre as organizações que adquirem as licenças para seus colaboradores quanto entre os próprios usuários.

Marketing

Quando falamos de marketing, o Tableau se torna uma ferramenta indispensável para os profissionais da área analisarem a performance e é especialmente importante em departamentos como o de performance e o de shopper marketing. 

 

Por exemplo, um profissional de marketing em uma agência de publicidade pode usar o Tableau para analisar o desempenho de diferentes campanhas publicitárias em várias plataformas, como redes sociais e Google Ads. Com essas análises, a agência pode otimizar seus gastos com publicidade e maximizar o retorno sobre o investimento de seus clientes.

 

Aprender Tableau não apenas vai facilitar a análise do desempenho de campanhas e o entendimento do comportamento dos clientes, mas também é um grande diferencial no currículo, muito mais significativo do que saber Excel, por exemplo.

Produto

Desenvolver ou melhorar um produto é algo que depende inteiramente de dados e de decisões tomadas com velocidade. É por isso que Tableau desempenha também um papel fundamental para quem quer trabalhar na área

 

Por exemplo, um gerente de produto em uma empresa de tecnologia pode usar o Tableau para analisar o comportamento dos clientes sobre um novo recurso lançado em um aplicativo. Com essas análises, a equipe de desenvolvimento pode priorizar as melhorias necessárias e garantir que o produto atenda às necessidades dos usuários.

 

Os recursos disponíveis no Tableau permitem que o responsável pelo produto esteja sempre informado sobre como o produto está performando.

Quer saber mais?

Se você se interessou pelo que viu até aqui, provavelmente você vai gostar de se inscrever na nossa newsletter. E se você tem interesse em aprender Tableau, dê uma olhada nas nossas opções de treinamentos de Tableau ou fale com a gente!

Compartilhe o post

Tableau: o que é, para que serve e produtos (2024)

O Tableau é a plataforma de análise e visualização de dados mais intuitiva do mercado, com alta performance, impulsionado por AI dezenas de conectores. Segurança rigorosa, agilidade na tomada de decisão e análises complexas em pouco tempo são os diferenciais do Tableau.

Leia mais »

IA no Tableau: Inteligência artificial nos dados

A inteligência artificial no Tableau tem revolucionado a análise de dados, permitindo previsões precisas, identificação de padrões complexos e automatização de tarefas rotineiras. Essa integração avança com o processamento de linguagem natural, tornando as funcionalidades como “Explique os Dados” e “Pergunte aos Dados” possíveis.

Leia mais »
Foto escura, com mãos masculinas digitando em um computador. Na tela do computador, há diferentes tipos de gráficos.

Tipos de Gráficos: os principais, quando usá-los e exemplos para negócios!

A visualização de dados, ou DataViz, vai muito além da estética. Um dos fatores fundamentais do DataViz, mas que quando implementado faz muita diferença, é saber qual tipo de gráfico usar. A escolha certa do gráfico é essencial para obter insights que geram uma tomada de decisão mais acertada e rápida. Neste artigo completo, você vai descobrir os principais tipos de gráficos utilizados no meio empresarial e de análise de dados, quando utilizá-los e exemplos práticos.

Leia mais »