Análise de dados: o que é, tipos, como funciona e benefícios
Como você toma as decisões referentes ao seu negócio? Dados são gerados a todo instante. Ao gerir uma empresa ou um projeto, o problema dificilmente será a falta de dados.
Geralmente, a raiz do problema está em entender quais dados são relevantes para os objetivos do negócio e como explorá-los e analisá-los de forma que se possa criar diferentes cenários para um mesmo objetivo.
Por exemplo, se o objetivo do negócio é aumentar a margem de lucro, como você saberia qual caminho tomar? Afinal, vários caminhos poderiam ser seguidos aqui, como ajustar a precificação do produto, reduzir o custo de produção ou até mesmo negociar melhores contratos com os fornecedores.
O melhor caminho seria descoberto através da análise de dados, pois com ela, seria possível criar e testar hipóteses para verificar a melhor opção.
Neste artigo, você verá:
Como a análise de dados ajuda na tomada de decisões estratégicas, permitindo identificar informações relevantes, simular cenários e escolher os melhores caminhos para atingir objetivos de negócio.
O que é análise de dados?
Em outras palavras, não é só uma questão de examinar dados por curiosidade. A análise de dados nos mostra de forma inteligente qual é o melhor caminho a seguir.
Quais são os tipos de análise de dados?
Análise Descritiva
Análise Diagnóstica
As técnicas na análise diagnóstica incluem análise de causa raiz e análise detalhada.
Análise Preditiva
Algumas técnicas de análise preditiva incluem análise de regressão, análise de séries temporais e o uso do machine learning.
Análise Prescritiva
As técnicas na análise prescritiva incluem otimização e simulação de diferentes cenários.

Análise ou ciência de dados?
Portanto, embora um projeto de análise de dados possa não requerer técnicas avançadas de ciência de dados, um projeto de ciência de dados sempre necessitará de uma base sólida de análise de dados para construir modelos preditivos e prescritivos.
Como funciona a análise de dados?
Coleta e Preparação de Dados
Essa fase consiste em coletar dados de fontes internas ou externas, como sistemas de ERP e redes sociais e posteriormente, preparar os dados para a análise através da exploração, limpeza e transformação dos dados.
Felizmente, há diversas ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas, como ferramentas de ETL, APIs e conectores, softwares de web scraping e plataformas de big data.
Análise e Visualização de Dados
Nesta etapa, são criadas diferentes hipóteses que guiarão o processo de exploração de dados e que vão mostrar o melhor caminho a seguir. Ela é feita através dos diferentes tipos de análise que comentamos no tópico anterior, na identificação de padrões e no descobrimento de tendências. Essa análise é facilitada por meio de gráficos, mapas e tabelas.
Por fim, dashboards e relatórios são criados para a tomada de decisão, acompanhamento e eventuais ajustes na estratégia empregada. Ferramentas como Excel e o Tableau são frequentemente usadas nessa etapa.
Benefícios da análise de dados nos negócios
Diferencial competitivo
Entendimento das necessidades do cliente
Rastros são deixados pelos clientes ao longo de toda a sua jornada, seja através de pesquisa, de comportamento de uso, ou outros. Ao compilar e analisar esses dados, é possível entender as necessidades dos clientes para tomar melhores decisões.
Por exemplo, a UnitedHealthcare usou dados para entender o comportamento dos seus clientes e criar uma experiência personalizada para os membros.
Gestão de risco
Otimização operacional
Por exemplo, a partir dos dados, uma empresa automobilística pode identificar ineficiências na montagem e criar estratégias para consertá-las, como a aplicação de lean manufacturing.
Quer saber mais?
Se quiser mais sobre análise de dados e tecnologia, inscreva-se na nossa newsletter quinzenal.E, caso queira aprender uma das melhores ferramentas de análise de dados, a Tableau, confira quando será o nosso próximo treinamento online ou fale com a gente!