IA no Tableau: Inteligência artificial nos dados (2025)

O boom da inteligência artificial chegou nas ferramentas de análise e visualização de dados há algum tempo, mas como que as últimas novidades nesse campo trouxeram benefícios para o Tableau? Nos últimos anos, o Tableau tem se destacado por seu foco constante na experiência dos usuários através da integração de diferentes tecnologias em suas funcionalidades.

Esse investimento tecnológico tem resultado em avanços significativos que não apenas tornam a análise de dados mais eficiente, mas também mais acessível, porque diferentes tipos de usuários conseguem fazer uso da ferramenta, independentemente do seu nível de expertise em análise de dados.

Ou seja, não importa o nível de conhecimento da sua equipe, ela pode se beneficiar dos insights gerados pela ferramenta. E um dos grandes responsáveis por essa democratização na hora de analisar dados é a inteligência artificial e o papel que ela representa.

Vamos ver como a IA está sendo aplicada no Tableau para potencializar a exploração de dados.

Qual é o papel da Inteligência Artificial nas ferramentas de análise de dados?

A inteligência artificial tem o papel de impulsionar a performance e a confiabilidade dos insights extraídos. As ferramentas de análise de dados que utilizam inteligência artificial fornecem resultados mais precisos e velozes. Isso faz com que empresas como a sua consigam tomar decisões estratégicas mais rapidamente.

Um exemplo do uso da IA nas ferramentas de dados é na análise preditiva.

A análise preditiva permite que as empresas antecipem tendências emergentes, identifiquem oportunidades de melhoria e adotem medidas preventivas. Isso se torna possível graças aos algoritmos de aprendizado de máquina, que identificam padrões muitas vezes ocultos para mentes humanas.

Essa capacidade de “prever o futuro” abre caminho para o crescimento e fortalece a posição das organizações em um ambiente em constante mudança.

De que forma o Tableau está usando IA?

A inteligência artificial revolucionou o Tableau de diversas formas, como na capacidade de prever tendências com precisão, identificar padrões complexos e automatizar tarefas rotineiras. A empresa implementou linguagem natural em seus produtos, mostrando que está atenta às últimas tendências do mercado.

As novas funcionalidades da ferramenta, como “Explique os Dados” e “História com Dados”, combinam modelos estatísticos avançados e processamento de linguagem natural para explicar, facilitar e agilizar a análise dos dados escolhidos.

Esses recursos, impulsionados pela inteligência artificial, oferecem a analistas de negócios e usuários comerciais novas perspectivas de seus dados que talvez eles jamais enxergassem sozinhos.

Essa evolução da inteligência artificial está redefinindo a forma como que as organizações enxergam a análise de dados e abrindo espaço para que novas áreas também aproveitem o poder dos dados.

Benefícios da integração da Inteligência Artificial no Tableau

Automação de tarefas rotineiras

A facilidade em analisar dados com a ajuda do processamento de linguagem natural é um benefício esperado, mas a inteligência artificial aplicada no Tableau vai além. Um dos principais ganhos não tão óbvios é a automação de tarefas.

Com a IA, atividades repetitivas como a limpeza e a transformação de dados podem ser automatizadas, acelerando etapas operacionais e permitindo que o analista dedique tempo a questões mais complexas e estratégicas.

Mais análises e menos esforço manual

Outro benefício relevante é a combinação entre a capacidade analítica da IA e a visualização intuitiva do Tableau. Essa integração permite detectar padrões, correlações e anomalias que muitas vezes passariam despercebidas numa análise tradicional. A IA aponta caminhos e o Tableau os traduz em visualizações claras.

Democratização da análise de dados

A presença da IA torna o uso do Tableau mais acessível a profissionais de diferentes áreas, mesmo os que não têm formação técnica. Isso amplia o alcance da análise de dados dentro das organizações, promovendo decisões baseadas em evidências em múltiplos setores.

Personalização e recomendação inteligentes

Além das análises em si, a IA no Tableau também contribui com sugestões e personalizações, com base nos dados analisados e no comportamento do usuário. Isso refina a experiência com a plataforma e torna o processo analítico mais fluido.
A inteligência artificial é o campo que estuda como criar sistemas capazes de simular comportamentos humanos, como pensar e tomar decisões. Machine learning é uma subárea da IA que usa dados e algoritmos para ensinar esses sistemas a aprenderem com experiências anteriores, sem serem programados manualmente.

Saiba Mais

Nos próximos meses, vamos abordar com maior profundidade o tema da IA no Tableau e nas outras ferramentas de análise de dados. Por isso, se inscreva na nossa newsletter abaixo para não perder os novos artigos!